Seguidores

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Alfabeto - Bichodário

          Eu trabalho com a proposta construtivista socio-interacionista, monto um alfabeto no decorrer do ano com os desenhos dos alunos, esses desenho devem ser feitos com base em coisas significativas para eles, nós podemos  deixar que eles escolhem coisas da nossa rotina escolar ou mesmo de seus interesses coletivos ou pessoais. A escolha cria na criança um sentimento de pertencimento, entre outros. Ainda assim, acredito que é preciso possuir um acervo para consulta rápida para as crianças. Esse ano criei um "bichonário". Imprimi duas páginas por folha, ou seja cada letra ficou do tamanho da metade de uma folha A4 na posição paisagem, colei na metade de uma folha do bloco criativo Romitec e encapei usando papel adesivo transparente. Vou fixar esse alfabeto na altura da visão das crianças, com o objetivo delas poderem visualizar as letras, os detalhes dos animais e passar os dedinhos onde eles desejarem.


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Dica de filme Além da sala de aula


Baseado em uma história real, o filme se passa na década de 80 a obra Além da sala de aula (Beyond The Blackboard - ) aborda as dificuldades encontradas por pessoas que perdem suas moradias e com elas adormecem seus sonhos, talentos e objetivos, indo morar em um abrigo público.  As crianças sem teto são impedidas de se matricularem em instituições oficiais.

A atriz canadense Emily VanCamp dá vida à professora Stacey Bess, que aceita um emprego como docente sem saber exatamente onde e em quais condições ministrará aulas para os filhos dessas famílias desestruturadas por diversos motivos. O impacto inicial é forte e a professora pensa em desistir, as condições de trabalho são péssimas. O local é sujo, com mobiliário inapropriado, ausência de materiais necessários ao desenvolvimento do aprendizado entre outros. A mestra ainda precisa lidar com o descaso público para com essas pessoas. Aos poucos, a Senhora Bess, adquire apoio dos pais e pessoas que estão no abrigo temporário e ganha alguns voluntários para sua causa.
A professora da saga em questão ganhou alguns prêmios ligados a área de educação e assistência social, hoje é oradora e defende as causas das crianças empobrecidas.

A lição que tiro desse enredo novamente é a de que não existem alunos IDEIAS, nós professores, lidamos todos os dias com alunos REAIS, trazendo de casa muitos problemas e descuidos e é nosso dever proporcionar o melhor que pudermos para este pequeno ser. Qualquer criança é capaz de aprender, independente das condições.
Estou colocando o link para assistir no youtube mas a qualidade não está muito boa...




Mais uma que sai do forno


sábado, 4 de janeiro de 2014

Caixa Surpresa

Olá 2014 chegou e eu resolvi retomar o meu blog. Ano passado foi um ano de inúmeros aprendizados pra mim. Trabalhei em dois períodos, em duas escolas diferentes, em duas cidades diferentes e em duas etapas de ensino, sendo uma de educação infantil e outra de ensino fundamental. Realizei uma grande vontade que eu tinha: Trabalhar com alfabetização! Fiquei esgotada, mas muito feliz apesar de tudo.
  
Voltei com o blog trazendo uma ferramenta que eu acho muito legal, é a caixa surpresa. Ela pode ser utilizada de diferentes maneiras: para colocar objetos e contar uma história, colocar algum objeto para trabalhar inúmeros conteúdos entre milhares de outras oportunidades. É uma excelente ferramenta para despertar o interesse das crianças e introduzir conteúdos de uma maneira lúdica e encantadora. Essa eu fiz para trabalhar com a minha turma desse ano (que eu ainda não sei qual é). Quero usá-la com fantoches, criação de contos coletivos, livros de literatura, exploração de objetos com o objetivo de desenvolver a criatividade e a oralidade entre outras habilidades e competências.









CORPOS REDONDOS