Eu trabalho com a proposta construtivista socio-interacionista, monto um alfabeto no decorrer do ano com os desenhos dos alunos, esses desenho devem ser feitos com base em coisas significativas para eles, nós podemos deixar que eles escolhem coisas da nossa rotina escolar ou mesmo de seus interesses coletivos ou pessoais. A escolha cria na criança um sentimento de pertencimento, entre outros. Ainda assim, acredito que é preciso possuir um acervo para consulta rápida para as crianças. Esse ano criei um "bichonário". Imprimi duas páginas por folha, ou seja cada letra ficou do tamanho da metade de uma folha A4 na posição paisagem, colei na metade de uma folha do bloco criativo Romitec e encapei usando papel adesivo transparente. Vou fixar esse alfabeto na altura da visão das crianças, com o objetivo delas poderem visualizar as letras, os detalhes dos animais e passar os dedinhos onde eles desejarem.
Um cantinho de artesanatos, ideias, educação, planejamentos, passo-a-passo "tudo junto e misturado!"
Seguidores
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
terça-feira, 7 de janeiro de 2014
Dica de filme Além da sala de aula
Baseado em uma história real, o filme se
passa na década de 80 a obra Além da sala de aula (Beyond The
Blackboard - ) aborda as dificuldades
encontradas por pessoas que perdem suas moradias e com elas adormecem seus
sonhos, talentos e objetivos, indo morar em um abrigo público. As crianças sem teto são impedidas de se
matricularem em instituições oficiais.
A atriz canadense Emily VanCamp dá vida à professora
Stacey Bess, que aceita um emprego como docente sem saber exatamente onde e em
quais condições ministrará aulas para os filhos dessas famílias desestruturadas
por diversos motivos. O impacto inicial é forte e a professora pensa em
desistir, as condições de trabalho são péssimas. O local é sujo, com mobiliário
inapropriado, ausência de materiais necessários ao desenvolvimento do
aprendizado entre outros. A mestra ainda precisa lidar com o descaso público
para com essas pessoas. Aos poucos, a Senhora Bess, adquire apoio dos pais e
pessoas que estão no abrigo temporário e ganha alguns voluntários para sua
causa.
A professora da saga em questão ganhou alguns
prêmios ligados a área de educação e assistência social, hoje é oradora e
defende as causas das crianças empobrecidas.
A lição que tiro desse enredo novamente é a de que
não existem alunos IDEIAS, nós professores, lidamos todos os dias com alunos
REAIS, trazendo de casa muitos problemas e descuidos e é nosso dever
proporcionar o melhor que pudermos para este pequeno ser. Qualquer criança é
capaz de aprender, independente das condições.
Estou colocando o link para assistir no youtube mas a qualidade não está muito boa...
sábado, 4 de janeiro de 2014
Caixa Surpresa
Olá 2014 chegou e eu resolvi retomar o meu blog. Ano passado foi um ano de inúmeros aprendizados pra mim. Trabalhei em dois períodos, em duas escolas diferentes, em duas cidades diferentes e em duas etapas de ensino, sendo uma de educação infantil e outra de ensino fundamental. Realizei uma grande vontade que eu tinha: Trabalhar com alfabetização! Fiquei esgotada, mas muito feliz apesar de tudo.
Voltei com o blog trazendo uma ferramenta que eu acho muito legal, é a caixa surpresa. Ela pode ser utilizada de diferentes maneiras: para colocar objetos e contar uma história, colocar algum objeto para trabalhar inúmeros conteúdos entre milhares de outras oportunidades. É uma excelente ferramenta para despertar o interesse das crianças e introduzir conteúdos de uma maneira lúdica e encantadora. Essa eu fiz para trabalhar com a minha turma desse ano (que eu ainda não sei qual é). Quero usá-la com fantoches, criação de contos coletivos, livros de literatura, exploração de objetos com o objetivo de desenvolver a criatividade e a oralidade entre outras habilidades e competências.
Voltei com o blog trazendo uma ferramenta que eu acho muito legal, é a caixa surpresa. Ela pode ser utilizada de diferentes maneiras: para colocar objetos e contar uma história, colocar algum objeto para trabalhar inúmeros conteúdos entre milhares de outras oportunidades. É uma excelente ferramenta para despertar o interesse das crianças e introduzir conteúdos de uma maneira lúdica e encantadora. Essa eu fiz para trabalhar com a minha turma desse ano (que eu ainda não sei qual é). Quero usá-la com fantoches, criação de contos coletivos, livros de literatura, exploração de objetos com o objetivo de desenvolver a criatividade e a oralidade entre outras habilidades e competências.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Se tem uma coisa que é difícil achar orientações são os temidos relatórios. Muitas professoras simplesmente detestam fazer essa atividade....
-
Aluno 41 Lucas é um aluno educado, alegre, curioso em relação a novos conhecimentos. Demonstra prazer em ler, está sempre pedindo por ...
-
Componente curricular: Linguagem e matemática Conteúdo: Vogal E, palavra ESCADA/ESTRELA e número 3 Dia: Quarta-feira Data: 04/05/2011. Re...