Seguidores

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Planejamento 4ª semana de aula - Jardim I

Jardim I vespertino
Professora Mirella Azenha
PLANEJAMENTO PARA A 4ª SEMANA DE AULA
DE 17 À 21 DE FEVEREIRO DE 2014
Segunda-feira, 17 de fevereiro

Componentes curriculares: Linguagem, Natureza e Sociedade
Conteúdos: Vogal E e I. Minha família.
Objetivos: Estruturar as diversas constituições de família; Estabelecer as pessoas que fazem parte da família; Identificar características semelhantes em famílias constituídas por consanguinidade; Conhecer e grafar as letras que compõem a palavra FAMÍLIA; Identificar as cores.
Recursos materiais: Livro de literatura, papel A4, material de registro, fichas, lantejoulas, retalhos de papel colorido, cola.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em sala, levar ao banheiro e beber água. Fazer rodinha, trabalhar reconhecimento dos pré-nomes, apresentar o calendário, conversar sobre o final de semana cantar músicas variadas. Contar a história do livro: A FAMÍLIA HUSKY/ EUNICE BRAIDO. Entregar para as crianças a foto da família e pedir que elas apresentem suas famílias. Explicar que existem muitos tipos de famílias, filhos biológicos, filhos do coração, vovó e vovô, pai e pai, mãe e mãe. Conversar sobre a importância da família.
2º momento: Fazer registro de leitura do livro. Confeccionar decoração (moldura), para colocar no mural de sala. Dispor diversos materiais para as crianças fazerem livremente a “moldura” das fotos.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar (cantar uma música para lavar as mãos ou lanchar). Fazer agenda.
4º momento: Cantar a música! “Aqui mora um alegre pessoal, família bem original” eu irei desenhar em meus dedos rostinhos para representar cada membro da família conforme a música, entregar para cada criança uma canetinha para elas fazerem o mesmo em seus dedinhos. Fazer o bingo da palavra FAMÍLIA. Entregar para as crianças uma folha tamanho A4 em posição de paisagem com a palavra. Sortear cada letra pedindo que as crianças pintem com a cor determinada. Ao final do sorteio as crianças deverão copiar as letras no espaço abaixo das mesmas usando lápis de escrever e desenhar a família.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
Terça-feira, 18 de fevereiro
Componentes curriculares: Natureza e Sociedade, Matemática, Linguagem.
Conteúdos: Vogais I e revisão das vogais A e E.
Objetivos: Identificar e grafar a vogal I, vocalizar o som da vogal I, encontrar a vogal I nos diferentes contextos. Animais selvagens (Iguana).
Recursos materiais: Livro de literatura, papel A4, material de registro, fichas, lantejoulas, retalhos de papel colorido, tinta guache, cola.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história: BRENO, O ESQUENTADINHO/ Marilza de Fátima Barbosa. Conversar sobre o controle da raiva e expressão dos sentimentos.
2º momento: Apresentar a Vogal I e fazer o jogo batatinha quente com imagens e figuras com a letra A, E, I. Fazer jogo do chefinho mandou com as vogais A, E, I.  Brincar de “Caça a vogal I”, estarão espalhadas pela escola diversas fichas com a letra I, as crianças deverão procurar essas letras. Quando encontrarmos, vamos voltar para a sala, anotar o nome e quantidade que cada um encontrou.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.

4º momento: Falar sobre as iguanas para as crianças, ler informações retiradas da internet. Escrever a palavra IGUANA no quadro e distribuir as letras que compõem a palavra embaralhada para todas as crianças tentarem colocar na ordem. As crianças vão colar do jeito delas e iremos fazer uma iguana com as mãos conforme figura ao lado. 

5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca. 

Quarta-feira, 19 de fevereiro
Componentes curriculares: Linguagem, Matemática, Artes plásticas.
Conteúdos: Cores.

Objetivos: Conhecer um pouco da obra do artista alemão Wassily Kandinsky, Identificar cores, desenvolver gosto pelo fazer artístico por meio da confecção de obra, conhecer a técnica da pintura de sopro.

Recursos materiais:

Desenvolvimento:

1º momento: Recepcionar as crianças em sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história: FLICTS/ZIRALDO. Conversar sobre a cor discriminada no livro, sobre as emoções que as cores transmitem. Fazer reconto ou registro de leitura.
2º momento: Apresentar para os alunos o artista as obras    


Figura 1-Succession
Figura 2-Yellow, Red and Blue
Fazer leitura das imagens explorando elementos figurativos, dimensão, cores. Falar um pouco sobre a vida do artista. Fazer trabalho artístico usando tinta guache diluída, as crianças deverão pingar a tinta sobre o papel com ajuda de uma colher e assoprar para fazer as manchas de tintas, pode ser usado um canudinho.  O trabalho fica semelhante a esses abaixo.


3º momento:. Aula de damas com o professor R.
4º momento: Cozinha experimental: Suco verde. Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
DEVER DE CASA: Atividade xerocada sobre os temas da semana.
Quinta-feira, 20 de fevereiro
Componentes curriculares: Matemática, Linguagem, Natureza e Sociedade.
Conteúdos: Todos os conteúdos trabalhados durante a semana.
Objetivos: Assimilar e acomodar os conteúdos construídos até o momento.
Recursos materiais: Material de registro, impressão com informações, tabela interativa para o quanto somos hoje. Fichas com perguntas impressas.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em sala.
2º momento: Aula de informática.
3º momento: Fazer rodinha para informar rotinas do dia. Explorar o quadro: “Quantos somos hoje?” e calendário. Trabalhar reconhecimento do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história: Olha quem chegou/Carmen Lúcia Campos. Conversar sobre a chegada ou relacionamento com os irmãos, ciúmes e famílias. Fazer reconto ou registro de leitura.
4º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
5º momento: Separar as crianças em dois grupos, cada grupo terá o nome da cor que tem a mesa em que estão sentados. As crianças serão sorteadas pelo nome, eles deverão ler o nome para saber quem irá responder a pergunta sobre os assuntos trabalhados durante a semana e semanas anteriores.
Fazer atividades xerocadas sobre os temas trabalhados durante a semana.
6º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
7º momento: Saída na brinquedoteca.
Sexta-feira, 21 de fevereiro
Componentes curriculares:
Conteúdos:
Objetivos:.
Recursos materiais:
Desenvolvimento:
1º momento: Recepção com músicas na brinquedoteca.
2º momento (de 14:00 às 14:45): Psicomotricidade com o professor G.
3º momento (de 14:45 às 15:30): Legozoom com o professor R.
4º momento (de 15:30 às 16:00): Higiene e lanche.
5º momento (de 16:00 às 16:45): Hora do brinquedo!
6º momento (de 16:45 às 17:30) Música com o professor B.
7º momento: Organizar a sala para a saída na brinquedoteca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS