Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011

Dia da árvore ou natureza

Esse é bem fácil também, cola-se um molde de tronco de árvore na folha e a criança faz a copa da árvore com a mão e tinta guache, depois escolhe a cor dos frutos e os faz com cola colorida e o glitter.


A frase é do filósofo Johann Goethe
"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas"                                     

Família

Essa página referente à família eu tinha trabalhado a forma do quadrado e retângulo, pedi que montassem com os quatro palitos um retângulo, esperamos secar, continuamos desenhando as famílias dentro desse retângulo passaram tinta dimensional marrom para imitar um porta-retrato e jogamos glitter dourado para representar o valor da família. Antes dessa atividade explorei com as crianças as diversas formas de organização familiar e o respeito que devemos ter por cada uma delas. A Frase que trabalhei como texto foi a Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família.  De Benjamim Franklin. Abordamos os valores da paz e harmonia.

Dia do índio

Para essa página do livro, usei a pintura manual com guache. Sempre uso em minhas aulas formas de gelo ou petisqueiras daquelas bem baratinhas e separo as cores deixando-as ao alcance das crianças. Separei as crianças em duplas e mostrei como era importante e até divertido contar com o outro, cada um pintou a mão do outro . Nos dedos usaram cores diferentes e na palma da mão de cor de pele, essa mãozinha foi carimbada no papel imitando um indiozinho com cocar. Trabalhamos os temas indígenas, fizemos um piquenique com alimentos de origem indígena. A poesia para essa atividade foi:
INDIOS
Autor: João do Rozario Lima

Matas verdes céu tão límpido,
Que alguns olhos já viram.
Isto era o que diziam,
De um novo e fértil Brasil.
Povos nus e diferentes,
Que um dia aqui viveram.
Felizes e independentes,
Pensava também ser eu.
Não matavam por esporte,
E nem para divertir-se.
Estes povos eram os índios,
Que antes existiam aqui.
Conservavam suas crenças,
Com culturas diferentes.
Eram mortos como bichos,
Não tratavam as como gentes.
Caçavam e pescavam nos rios,
Plantando milho, batata e mandioca.
Tecendo cocares e fios,
Construindo suas malocas.
Não derrubavam as matas,
Nem com fogo destruíam.
Conservavam-nas intactas,
As águas não poluíam.


Depois finalizei com cola colorida e o maldito glitter (exigência da escola) e os desenhos "tribais", feitos por mim, por conta do prazo esgotado de entrega.



Dias das crianças

Na escola que trabalho, estamos confeccionando um livro de recordação do ano. Nessa página trabalhei com as crianças a música Toda criança quer do grupo Palavra cantada (amo!!!!), abordei a letra, os fonemas, o que é ser criança entre outros assuntos. Entreguei à elas um palito de picolé e um triângulo de papel criativo, deixei cola à disposição para que elas montassem o brinquedo que a maioria gosta do parquinho, a gangorra. Por fim, entreguei essas figurinhas que são crianças brincando para elas colarem como quisessem e fixei a letra da música em forma de pergaminho, elas adoraram o resultado.


Toda Criança Quer
Péricles Cavalcanti
Toda criança quer
Toda criança quer crescer
Toda criança quer ser um adulto
E todo adulto quer
E todo adulto quer crescer
Pra vencer e ter acesso ao mundo
E todo mundo quer
E todo mundo quer saber
De onde vem
Pra onde vai
Como é que entra
Como é que sai
Por que é que sobe
Por que é que cai
Pois todo mundo quer...

Capa origami

Capa confeccionada pela minha colega de trabalho Alba, praticamente tudo em origami.

Desenho com cola e areia

           Com um frasco de cola com bico fino ou bem dosado, entregue às crianças para desenhar ou faça você mesma algum desenho abstrato para as crianças cobrirem com areia da cor que você preferir, as crianças vão pegando a areia disponível concentrando-se para colocar no local que possui cola, é um ótimo exercício para fortalecer a coordenação motora. Quando secar peça que as crianças pintem os espaços para completar a obra. Nao esqueçam de expor os trabalhos delas!

Obs.: Eu costumo fazer esse tipo de trabalho em pequenos grupos por vez, os demais ficam brincando ou observando a confecçao dos outros colegas. 







sábado, 6 de agosto de 2011

Salvei minha semana

"Nossa Sofia esse seu tênis é impossível de calçar!"
"Quê isso tia Mirella, nada é impossível"


Frase de Sofia da Oliveiras, 5 anos.



CORPOS REDONDOS