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segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ensino Religioso nas escolas: Uma polêmica!

Folha de São Paulo, 27/02/2011 - São Paulo SP
Casal de ateus faz acordo e escola libera filhos de aula
No horário do ensino religioso, garotos do Paraná frequentam a biblioteca. Diretor de colégio diz que a "diversidade das crianças é respeitada" nas aulas, que não doutrinam alunos
DIMITRI DO VALLE DE CURITIBA
Os pais de dois alunos de Pranchita, no interior do Paraná, fizeram um acordo com a direção da escola pública onde os filhos estudam para que eles deixassem de frequentar as aulas de religião. A professora Eliane Lambert Junkes, 26, e o marido, o caminhoneiro Alberi Junkes, 40, são ateus e defendem o direito de os gêmeos, de sete anos de idade, não serem "doutrinados" sobre a existência de Deus. A mãe de Marco Antônio e João Antônio não admite que as aulas de ensino religioso comecem com uma oração nem que Deus seja tratado como uma entidade real e superior, que zela pela humanidade e tem poderes para julgar as ações dos homens. O acordo foi feito no ano passado -ascrianças foram às aulas por quase três anos- e permitiu que, nesse horário, os meninos frequentem a biblioteca. Eliane diz que a decisão foi amigável. "Não quero que eles sejam doutrinados a crer. Ninguém precisa ser bom na vida porque tem alguém superior olhando. As pessoas devem ser boas porque isso é correto", afirma a professora. Eliane acredita que os filhos, quando amadurecerem, poderão adquirir conhecimento suficiente para decidir qual papel a religião terá em suas vidas. "Quando eles crescerem, teremos condições de conversar melhor", diz. HISTÓRIA DAS RELIGIÕES - A mãe dos garotos afirma que, se as aulas tivessem outro tipo de abordagem, como a história das religiões, não se oporia ao aprendizado. "A história das religiões é importante para contar o processo de formação do homem. Jamais vou privar meus filhos do conhecimento, mas não é o que acontecia na escola", afirma. Procurado pela Folha, o diretor da Escola Municipal Márcia Canzi Malacarne, Everaldo Canzi, declarou que não daria entrevista por telefone porque considera o tema "complexo e amplo". Ele negou, no entanto, que as aulas tenham o objetivo de "doutrinar" os alunos a crer e disse que a "diversidade das crianças é respeitada".

Essa questão do Ensino Religioso nas escolas é realmente uma polêmica, pois o ensino é deficiente e acima de tudo pode ser extremamente tendencioso. Em escolas que deixam isso bem claro é mais compreensível essas orientações católicas, espíritas ou qualquer outro credo. Em minha opinião, as escolas que não possuem uma orientação religiosa deveriam abordar sem nenhum preconceito a história das religiões, seja ela qual for pois as religiões e credos de origem afrobrasileiras sofrem enormes preconceitos, e essa atitude não reflete o papel que a educação deve ter.

Aprender sobre todas as religiões, doutrinas, sergmentos, filosofias sem professá-las é uma maneira de aprender várias disciplinas como história, geografia e artes além de ensinar as crianças e jovens a respeitar e valorizar a diversidade, competências imprescindíveis ao convívio social saudável. A escola não é local de doutrinar ninguém, nem mesmo limitar o pensamento e respeito por qualquer coisa que seja, cabe aos pais escolherem o não as igrejas que desejam que seus filhos conheçam e não as escolas ou as diretoras ou donos delas.
Antes de matricular seus filhos em alguma escola os pais devem investigá-las em todos os aspectos, quanto o currículo e proposta pedagógica, basta que eles peçam para ler tal documento e conversar com outros pais cujos filhos já estudem na instituição é uma maneira de evitar constrangimento, decepções e insatisfações

"Na verdade, há tantas religiões quantos forem os indivíduos"
Ghandi

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Decisão difícil

              Se tem uma coisa que me incomoda é trabalhar em locais onde não há seriedade, justiça, honestidade e apoio. Como se pode oferecer qualidade exigindo-a apenas do profissional? preciso tomar uma decisão...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Não gosto de carnaval

Chega esse época do ano e eu fico de uma maneira até incomodada, porque tanta euforia? alguns acham até a data mais importante e esperada. Eu não gosto, é um período de descanso, sempre vêm aqueles desavisados me convidar para tomar uma "cerva", como se eu fosse fútil e vazia para fazer apenas isso. Gosto de assistir um pouco das escolas de samba pois acho uma manifestação artística e cultural importante, as vezes vou em algum bloco por uns 30 minutos e só, pra quê encher a cara? pra que beijar mil pessoas? Dá nojo!
E os intitulados "chicleteiros" o que são? quem souber me dê a resposta.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Neófila daninha

Deputada Celina Leão entra com Ação Popular contra o GDF


Publicação: 06/02/2011 08:53 Atualização:
A deputada distrital Celina Leão (PMN) protocola nesta segunda-feira (7/2), uma Ação Popular contra a contratação temporária de 6,5 mil servidores para a Educação em detrimento de 1,5 mil professores aprovados em concurso público para a Educação no Distrito Federal.

Segundo a parlamentar, com essa atitude, o GDF está tentando fazer contratações sem regras e não está observando os princípios administrativos da moralidade. “Se temos 1,5 mil professores aprovados em concurso público, porque não contratá-los?”, questiona Celina que ressalta que mais de quatro vezes o número de aprovados é o que o governo pretende contratar sem concurso algum. “É inadmissível e é uma falta de respeito com aqueles que dedicaram seus tempos ao estudo, fizeram provas, passaram e estão à espera de oportunidade”.

Que grande palhaçada dessa Celina Leão, quem ela acha que engana? É afilhada política da Quadrilha digo, família Roriz, cujos maus feitos não há necessidades de relatar, acredito que está na memória do povo. É claro que ela quer aparecer com essa ação popular furada, é furada pois se disseram que contrataram os professores aprovados em concursos o edital de abertura, já está cumprido. Os temporários cobrem faltas igualmente temporárias de funcionários afastados por motivos como doenças, licenças etc.
acho que el também não sabe que é preciso estar no orçamento anual tais despesas, outra furada dela, deveria era estar pensando como melhorar essa área para destinar recursos financeiros maiores para os setores que realmente precisam.
Acredito que o número de vagas dos professores efetivos é maior precisaríamos de um levantamento para cumprir tais vacâncias. O Agnelo tem pisado no tomate, virando as costas logo para uma das classes que o apoiou, os professores(não sei se eu já disse, mas passei nesse concurso). Não é essa deputada que irá se sobressair diante de problema tão polêmico e controverso,   ela nem professora é, não mora em cidades com deficiências graves como nós, não acredito nas boas intenções dela, o que o governo que a apoia fez pela educação, saúde, transporte, segurança? ela deveria ter é vergonha. Porque não se candidatou para o governo do Goiás, lá é que é lugar de político safado, que finge que faz algo.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Questão de escolhas e sentimentos

        Hoje eu tinha um churrasco (naquele estilo "balada") dos antigos colegas de escola do Ensino Fundamental, uma ótima oportunidade para rever pessoas que fizeram parte da minha história... uma história de exclusão e humilhação. Não tinha ninguém para ver, não plantei, não colhí! Tenho absoluta certeza que não fiz falta alguma e não quis ir. Tem partes da minha vida que gostaria de realmente esquecer e os tempos do colégio fazem parte desse conjunto, que paradoxo né? eu, uma professora! 
               Em compensação fui à um almoço bem agradável na casa do meu amigo Marcos e sua Tia Vandinha, vi o Tiago e o Samuel que também amo. São pessoas pela quais sinto um grande carinho e respeito e que acredito gostarem realmente de mim, planto agora, a colheita já está sendo feita à tempos, sou tratada com o mesmo sentimento que ofereço.
               Comi uma das coisas que mais amo: SALADA! Dia perfeito!

Essa foto é do dia da Exposição do Marcos

Eu e o SAM



No meu aniversário quase surpresa Marcos e Samuel

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A importância de colorir para a educação infantil


Muitos pais e até mesmo professores não conhecem os benefícios da pintura para a educação de uma maneira geral e em especial para educação infantil. Por trás desse simples ato está o treino de controlar e segurar os lápis ou giz de cera, reconhecimento de cores, percepção de força, uma forma de terapia, estímulo à criatividade, coordenar olho e mão e noção espacial em duas dimensões.
Com um giz colorido na mão a criança é estimulada a fazer força sobre o papel, ação extremamente importante para o fortalecimento das mãos, que, futuramente propiciará o traçado seguro das letras e números. É uma terapia também, visto que, nesse momento da atividade o pequeno estará concentrado, esmerando-se para preencher o contorno das formas, observando os limites de linhas dispostas além de lembrar o quanto é necessário realizar uma atividade com vontade para que seu resultado seja uma obra bem-feita.
Esse exercício possibilita ainda o conhecimento do próprio corpo como já foi dito, na própria força e nos olhos e mãos, despertando a atenção necessária para realizar cada atividade.
O reconhecimento das cores faz parte das competências exigidas no currículo de educação infantil, há relatos de crianças que chegam ao ensino fundamental sem esse conhecimento.
No mundo atual, percebemos que quem se destaca no mercado de trabalho é o indivíduo com motivação interna e criatividade, é claro que todos desejam uma vida de sucesso para seus alunos e filhos, por isso vamos incentivá-los à pintar, criar, inventar, sabe quando eles pintarem um cavalo de azul, um sol de roxo? Pode deixar, ela está usando sua criatividade e todos os benefícios citados para se desenvolver.



                                                                                   Professora Mirella Azenha
Este texto é baseado no artigo: Colorir: qual a importância? Da autora Tatiana Sibovitz e nos Parâmetros Curriculares para a educação infantil disponível no site do Ministério da cultura. Está publicado no blog: www.mirellaazenha.blogspot.com

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Insônia....

Sempre que fico até altas horas da madrugada na internet me pergunto o que estão fazendo a pessoas que conheço, será que todas estão dormindo? O que estariam fazendo? Com que estarão sonhando? Como foi seu dia? Não é uma curiosidade sobre suas vidas... só gostaria de saber se sou normal, o motivo pelo qual demoro tanto tempo a pegar no sono mesmo estando na cama. Prejudico meu dia acordando tão tarde. Poderia fazer tantas coisas caso acordasse cedo: caminhar, estudar, passear com o cachorro, assistir Ana Maria Braga (não, nem tanto). Se demoro tanto a dormir pelo menos deveria dormir menos horas... :(
se alguém souber de quem é essa obra de arte me avise!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tradição versus politicamente correto

As cantigas de roda estão em nossas lembranças de infância e presentes no dia a dia das crianças nas creches e pré-escolas, porém uma polêmica tem sido discutida nos últimos tempos. Tal discussão está em torno da constatação da violência, preconceito e maldade  aparentemente presente nas músicas.
Exemplo:
O cravo brigou com a rosa, debaixo de uma sacada...  violência contra a mulher, nessa música inocente o cravo representa um homem e a rosa uma mulher e a ação uma perpetuação de violência doméstica.
Atirei o pau no gato, mas o gato, não morreu... violência contra os animais, além de dar uma paulada no pobre bichano a criança ainda se admira do gatinho não ter morrido, a DonaChica ainda se admira do berro do gato sem repreender o menino.
Sambalêlê está doente, está coma cabeça quebrada, sambalêlê precisava é de umas boas palmadas... ♫♪ peraí a criança está doente e ainda querem bater nela? Uma ameaça!
Marcha soldado cabeça de papel, quem não marchar direito vai preso no quartel...  Nessa a criança aprende o tom de ameaça.
São muitas e muitas cantigas tradicionais presentes na nossa cultura e há quem abomine essas canções e quem as defenda, a questão é: como chegar à um consenso? Bom, cultura é cultura e acredito que basta um trabalho pedagógico com os pequenos para que isso se resolva, cante e dance as duas versões da música, explique à eles o conceito de cultura e sua importância, mas também debata o comportamento que devemos ter diante das situações presentes nas músicas, fazendo-os refletir sobre as coisas para que, desde cedo ele se torne uma criança crítica e não passiva que tantos exigimos nas escolas. Acredito que há lugar para as duas versões, pois a criança convive com a maldade e péssimos exemplos de conduta de crianças e adultos e em face das duas vertentes ela, induzida pelo adulto tende a analisar as duas situações. Só não vale deixar de cantar e dançar!


Saiba mais:


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Encomendas...

Minha colega de faculdade me encomendou um enfeite de porta e as vogais para entregar amanhã. Estão aqui.



Alguns trabalhos

Como eu leciono para uma turma de jardim, segui apenas a ideia do simbolismo e confeccionei insetos de jardim que foram usados em alguns ambientes da escola e sala de aula. Mas as crianças não são plantas cujas quais necessitam apenas cuidar com carinho para que cresçam sadias e inteligentes, é preciso muito mais nesse processo de formação.




















Essa menina borboleta peguei do site Eva 'rt Artesanatos e pretendo fazer um mural para aniversariantes.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PSDB????? pouca miséria!

O Fernando Henrique Cardoso é muito ridículo! Acabei de assistir um otário político gratuito onde ele critica o governo do Lula, só um tonto para não perceber qual é a sua real intenção com essa explanação. Claro que eu gosto do Lula, porém reconheço que em algumas áreas ele deixou a desejar, mas e o Fernando Henrique? Um Neo liberalista em pele de socialista, que socialista que nada! Socialista da boca para fora! Igual aqueles burguesinhos que dizem entender os problemas sociais, como? Nunca sentiram! FHC governou para os GRANDES empresários, encheu o bolso de gente safada e nojenta e para quem realmente precisava restou o abandono e as promessas vazias. É claro que ele quer voltar, e sua campanha começou agora.
Este ex-presidente por mim, não volta mais. Que fique lá nos EUA onde ministra aulas em Universidades importantes, deixe que nós corremos atrás do que nos falta sem ninguém para bloquear o caminho.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ausência Justificada

Fiquei bastante tempo sem escrever, sem dar meu ponto de vista. Mas há uma justificativa: estava em semana pedagógica, arrumando minha sala de aula entre outras cositas mas.











CORPOS REDONDOS