Seguidores

domingo, 8 de maio de 2011

Plano de aula - Letra M e número 3

Componente curricular: Linguagem e matemática
Conteúdo: Letra M e número 3

Recepção:

Receber os alunos em sala e encaminhá-los ao pátio para oração e música, ir ao banheiro e bebedouro. Ir para a sala de aula e iniciar a rotina diária com calendário, quantos somos hoje?, música, alongamento e leitura compartilhada da história:__________________________________.


Competências:



            Conhecer a letra M,
      Identificar a letra M,
      Reproduzir o som do M,
          Grafar a letra M,
           Identificar a palavra mamãe,


Desenvolvimento:

Iniciar a aula falando sobre a data comemorativa próxima, o dia das mães. Perguntar quem sabe como se escrever a palavra mamãe, e grafá-la no quadro dando ênfase à letra M e seu som fonético.  Em uma folha branca colar três corações onde as crianças deverão escrever em cada um o M, o à e o E respectivamente, contando a quantidade de letras e corações. Seguindo a letra os alunos escreverão: Meiga, Amiga e Especial. Na atividade haverá um quadro para a criança desenhar a sua mãe, as crianças deverão cobrir os riscos de lápis de escrever com a caneta hidrocor, pintar e colar papéis picados em volta desse mesmo retângulo.

Dever de casa: (     ) Caderno  (     ) Livro: _______________________________________.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Recursos:

Folhas brancas, folha de papel camurça vermelho, lápis de cor, canetinha, giz de cera, lápis de escrever, borracha, cola, tesoura.

Fontes de pesquisa:

Alfabetização sem o Bá-bé-bí-bo-bu, Carlos Cagliari.
Alfabetizando segundo a Pedagogia de Madre Rita, Maria Madalena Frade da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS